Voluntariado digital na Kickante, você mais próximo das ONGs do Brasil!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Tempo de leitura: 11 minutos

Com a correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo para se voluntariar mas, com a ajuda da internet, os voluntários possuem uma nova forma de se aproximar ainda mais das pessoas e instituições que desejam apoiar. Os benefícios de fazer o bem são enormes para o voluntário, sua família e as pessoas ao seu redor. Ser altruísta é ter amor desinteressado ao próximo, é fazer amigos, aprender novas habilidades e até mesmo avançar na sua carreira. Dando a outros também pode ajudar a proteger sua saúde mental e física. Saiba mais sobre os muitos benefícios de ajudar os outros e como você pode colocar isto em prática!

Hermann Gmeiner imagem da campanha de arrecadacao Aldeias Infantis
imagem da campanha de arrecadação Aldeias Infantis

Voluntário digital

A internet propiciou o aparecimento do voluntariado digital. Desta forma, o voluntário pode ajudar uma causa do Brasil e até do mundo (contrariando a crença antiga de que a instituição possa arrecadar doações somente da comunidade ao seu redor) sem sair de casa!

Basta que o voluntário escolha uma causa, crie uma campanha online de captação de recursos e comece a arrecadar. Todo o dinheiro arrecadado vai direto para a ONG que você escolher (veja abaixo como)!

Mas antes, o que é ser um voluntário?

Segundo definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos”.

O voluntariado pode ser com o intuito de ajudar pessoas, animais e organizações que precisam. Arrecadar doações para comprar uma cadeira de rodas ou recursos para um curso de balé da comunidade, por exemplo. Basta querer fazer o bem.

Por que ser voluntário?

Ser voluntário é fazer o bem e contribuir para uma sociedade mais igualitária e com oportunidades para todos. O voluntariado produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa.

Mas, os benefícios podem ser ainda maiores para você, o voluntário. Quando você se doa, seu corpo e sua alma agradecem. O altruísmo ajuda a reduzir o estresse, combater a depressão, manter você mentalmente estimulado e proporcionar uma sensação de propósito. Por isso, procure fazer algo que goste e que te dará prazer em fazer de forma recorrente. Não precisa (e não deve) se comprometer mais do que pode. Lembre-se, precisa ser uma coisa boa e não uma obrigação.

Quando você quer ajudar, mas não tem tempo

Na Kickante, milhares de pessoas estão criando Eventos do Bem e comemorando momentos especiais junto com as ONGs que gostam. No exemplo abaixo, Cecilia Morais decidiu comemorar o seu aniversário de forma diferente. Em vez de pedir presentes para si, pediu doações para a ONG Médicos Sem Fronteiras:

Texto da campanha de arrecadação Meu melhor aniversário!
Texto da campanha de arrecadação Meu melhor aniversário!

Dicas para escolher a causa a se voluntariar

Primeiro, pergunte-se se há algo específico que deseja fazer:

  • Melhorar o local onde moro
  • Melhorar alguma comunidade
  • Ajudar projetos de saúde (hospitais e centros de recuperação)
  • Ajudar asilos
  • Dar assistência às crianças
  • Ajudar projetos ambientais

A melhor maneira de se voluntariar é combinar sua personalidade e interesses. Ter respostas para essas perguntas ajudará você a reduzir sua pesquisa.

Já escolheu a causa? Agora é hora de criar uma campanha online para arrecadar recursos

Se você tem um projeto social que gostaria de ajudar, mas não sabe como arrecadar recursos, a Kickante te ajuda!

Só a plataforma líder em crowdfunding no Brasil possui o “Kick Solidário”, uma forma inovadora de arrecadar recursos para uma ONG que você se identifica. Através do Kick Solidário, pessoas engajadas com alguma causa criam “Eventos do Bem” e arrecadam Kicks de Solidariedade de seus familiares, amigos, fãs para uma das mais de 300 ONGs cadastradas na Kickante. O melhor? A primeira contribuição é nossa!

Por exemplo, você pode comemorar o seu aniversário ou o seu casamento criando uma campanha para beneficiar uma Instituição que goste. Uma forma a mais de ajudar aos que tanto precisam. Te explicamos os detalhes no vídeo abaixo:

Passo 1: Escolha o tipo de Evento do Bem:

  • Casamento
  • Esporte
  • Aniversário
  • Celebridade
  • Nascimento
  • Voluntários
  • Em memória
  • Empresas do Bem

Em seguida, clique em Quero Lançar e preencha o formulário com as informações sobre a sua campanha de arrecadação.

Passo 2: Comece aqui

Título da campanha: o título deve ser bem objetivo e informar para qual causa deseja arrecadar . Exemplo de título: “Dê um presente para quem precisa!”

Meta: defina sua meta como sendo o mínimo necessário para ajudar o seu projeto social. Lembre-se de incluir a taxa administrativa da Kickante, as despesas com a confecção e envio das recompensas, se houver, entre outros custos.

Passo 3: Conte sua História

Imagem: a imagem da sua campanha deve representar o projeto social. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver quem estão ajudando.

Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta no box de sua campanha.

Duração da campanha: Sua campanha de arrecadação pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar.

Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar o motivo de ter criado uma campanha de arrecadação, porque as pessoas devem contribuir e para qual instituição vai o dinheiro delas.

parte do texto da campanha de arrecadação Aniversário Solidário do Natanael!
parte do texto da campanha de arrecadação Aniversário Solidário do Natanael!

Meta: defina sua meta como sendo o mínimo necessário para ajudar o seu projeto social. Lembre-se de incluir a taxa administrativa da Kickante, as despesas com a confecção e envio das recompensas, se houver, entre outros custos.

Recompensas: este é um item opcional. Mas, se incluir, pense as pessoas gostariam de receber em troca da contribuição. Podem ser recompensas simbólicas, somente para guiar o contribuidor sobre os valores que podem ser doados. Veja abaixo:

recompensas da campanha de arrecadação Diogo e GACC-BA, por um aniversário solidário
recompensas da campanha de arrecadação Diogo e GACC-BA, por um aniversário solidário

Adicione suas redes sociais: essa etapa também é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.  

Passo 4: Seus dados

Inclua seus dados pessoais como nome, endereço e data de nascimento.

Passo 5: Kick Solidário

Escolha aqui a ONG que deverá receber sua contribuição. São mais de 300 ONGs que trabalham com a Kickante para a arrecadação de fundos!

O valor arrecadado vai diretamente para a ONG selecionada e o bem que você faz será multiplicado!

Mas, e se a ONG que eu quero ajudar não estiver na lista?

  1. Avise a Kickante através do email falecom@kickante.com.br
  2. Para captar em nome de alguma ONG que não esteja cadastrada na Kickante, é necessário solicitar permissão prévia à Instituição.

Passo 6: Revisar e Lançar

Revise todos os dados preenchidos e, se estiverem corretos, clique em Lançar campanha.

Caso algum item esteja incompleto, será marcado em vermelho. Para corrigir, clique em Editar e preencha a informação solicitada.

Veja alguns Eventos do Bem de voluntários digitais:

box da campanha Aniversario do bem- Francisco e Felipebox da campanha de arrecadacao Diogo e GACC-BA por um aniversario solidariobox da campanha Formatura Medicina Solidaria
clique em cada imagem para acessar a campanha.

Benefícios do voluntariado (para o corpo e a alma)

O efeito da felicidade

Ajudar os outros gera felicidade. O que todo mundo sente, agora foi comprovado pela London School of Economics. Pesquisadores examinaram a relação entre o voluntariado e o grau de felicidade em um grande grupo de adultos americanos e descobriram que quanto mais as pessoas se voluntariaram, mais felizes eram, de acordo com um estudo em Ciências Sociais e Medicina da instituição. Em comparação com pessoas que nunca se voluntariaram, as chances de serem “muito felizes” aumentaram 7% entre aqueles que se voluntariam mensalmente e 12% para pessoas que se voluntariam a cada duas a quatro semanas. Entre os voluntários semanais, 16% sentiram-se muito felizes – uma caminhada de felicidade comparável a uma renda de US $ 75.000 – US $ 100.000 versus US $ 20.000, dizem os pesquisadores.

O voluntariado e o relacionamento interpessoal

É importante comentar também sobre o impacto positivo em quem recebe o amor do voluntário. Esta troca de afeto e confiança conecta o voluntário ao beneficiado. Dedicar seu tempo como voluntário ajuda você a fazer novos amigos, expandir sua rede e aumentar suas habilidades sociais. Desta forma, você conhece a fundo os anseios e desejos da população que está ajudando.

Se tornar um exemplo

Quando você ajuda uma criança, além de mudar positivamente a vida dela (proporcionando a realização de um novo esporte, auxiliando com a educação ou alimentação, por exemplo), você se torna um bom exemplo a ser seguido, uma inspiração para elas.

Imagem da campanha de arrecadação Cabelegria: Um sorriso não pode esperar
Imagem da campanha de arrecadação Cabelegria: Um sorriso não pode esperar

O voluntariado é bom para sua mente e seu corpo

O voluntariado é uma ótima forma de melhorar a sua saúde mental e física. Ajuda a diminuir e até a combater o estresse, raiva, ansiedade e a depressão. Quando você ajuda as pessoas, cria-se uma relação afetiva e isto gera uma sensação de bem estar.

O voluntariado faz você feliz. Ao medir hormônios e atividade cerebral, os pesquisadores descobriram que ser útil para outros oferece um prazer imenso. Os seres humanos são rígidos para dar aos outros. Quanto mais damos, mais felizes sentimos.

Imagem da campanha de arrecadação Seja Amigo das Crianças
Imagem da campanha de arrecadação Seja Amigo das Crianças

O voluntariado aumenta a autoconfiança. Como dito, fazer o bem para as pessoas, gera uma sensação de bem estar e também de realização. Esta atitude faz com que você encare a vida de uma forma positiva, afastando pensamentos ruins.

Manter o corpo e mente ocupados com o trabalho voluntário faz bem para o beneficiado e para você!

O voluntariado pode alavancar sua carreira

Muitas empresas, hoje em dia, buscam profissionais capazes de se doar, de compartilhar sua experiência. O altruísmo é uma característica desejada por empresas, pois demonstra que o profissional trabalha bem em equipe, sabe ouvir os colegas, transmitir conhecimento e dividir méritos.

Experimentar nova carreira

O trabalho voluntário também é uma chance de experimentar uma nova carreira sem assumir um compromisso a longo prazo. Você pode criar uma campanha de arrecadação e seu projeto pode ser dar aulas para crianças carentes, ajudar dependentes químicos, dar palestras para jovens, entre outros. É uma forma de você saber se gostará da função e também de adquirir experiência na área. O voluntariado proporciona a chance de ganhar experiência em um novo campo.

Como incluir sua experiência voluntária em seu currículo

Ao incluir sua experiência voluntária em seu currículo, você chama a atenção das empresas para a nobre atitude que você pratica. Se seu trabalho voluntário estiver relacionado ao seu objetivo de carreira, melhor ainda.

No Linkedin, a maior rede social corporativa, desde 2011 o usuário pode incluir os trabalhos voluntários e causas que apoia como contribuição em casas de idosos, crianças, apoio à comunidade, entre outros.

adicionar a seção trabalho voluntário no Linkedin

Os trabalhos voluntários podem ser descritos da mesma forma que a experiência profissional. O usuário inclui a organização, cargo, causa, período e descrição. Veja abaixo:

seção para incluir trabalho voluntário no Linkedin

“Milhões de profissionais doam seu tempo em trabalhos voluntários que causam impacto na vida de outras pessoas. Acontece que o voluntariado é tão bom para sua carreira como para as pessoas que você ajuda”, afirmou o Linkedin.

Ficou animado para também fazer o bem?

Acesse https://www.kickante.com.br/kick-solidario e prepare-se para mudar a sua vida e a de muitos ao seu redor!

Se tiver alguma dúvida, envie um email para falecom@kickante.com.br que responderemos em até 24h.

Fontes:
https://www.helpguide.org/articles/healthy-living/volunteering-and-its-surprising-benefits.htm
https://www.thebalance.com/how-to-include-volunteer-work-on-your-resume-2063297

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *