As Onças merecem respeito!

Tempo de leitura: 2 minutos

A onça pintada é o maior felino das Américas. Segundo a campanha Toca da Onça – Devolva às onças a sua Natureza, classificada como vulnerável na lista de animais ameaçados de extinção, a espécie se encontra em uma situação crítica e pode desaparecer em poucos anos. Mesmo assim, umas das onças do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), foi atacada e morta no Amazonas, durante a cerimônia de revezamento da Tocha Olímpica na manhã desta segunda-feira. Sua morte foi confirmada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), na segunda à tarde.

Segundo o CMA, após a solenidade, a onça escapou do zoológico e uma equipe de militares composta por veterinários tentou resgatá-la. “O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes”, informou, em nota, o CMA. E, para visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.

Morte de onça reforça a importância do projeto “Toca da Onça” da ONG Ampara Animal

Este triste evento acontece ao mesmo tempo em que a ONG Ampara Animal luta em prol da espécie criando uma campanha de arrecadação em que almeja angariar R$ 500 mil para a construção de 6 recintos com medidas adequadas para as onças e 1 recinto para readaptação e posterior soltura. Esta ação da ONG visa proporcionar qualidade de vida aos animais. Na natureza, esses animais majestosos costumam fazer uso de uma área de 100 km quadrados para se alimentar e estabelecer seu território. Atualmente essas onças encontram-se alocadas em espaços de aproximadamente 25m, o que as torna estressadas e infelizes.

Clique aqui e apoie a campanha

A devastação do habitat das onças é crescente e, com isso, ocorrem diversos acidentes a estes animais que são resgatados e permanecem no programa de reabilitação da Instituição, aumentando significativamente o número de animais vivendo em cativeiro.

Mas, infelizmente, os custos são altíssimos e cenário atual não oferece o bem estar animal. A maior preocupação no momento é transformar a ala onde são mantidos os grandes felinos, animais que precisam de espaço e de atividades constantes para não se estressarem.

Para salvar estas especies tão importantes para o equilíbrio do nosso ecossistema, precisamos nos unir. Vamos todos construir o projeto Toca da Onça e fazer com que ele seja um exemplo para o brasil e para o mundo!

Dá uma olhada no vídeo gravado pela Cléo Pires, madrinha do projeto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *