Ideias Geniais que se tornaram Realidade via Crowdfunding

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O financiamento coletivo vem se mostrando uma alternativa cada vez melhor de uma pessoa física ou jurídica captar fundos para um projeto. Além disso, teve uma enorme importância na movimentação da economia brasileira no ano que acabou.

Há quem ainda leve na brincadeira, como se o crowdfunding fosse apenas um jeito fácil de ganhar dinheiro – mas não é. Existem projetos incríveis sendo viabilizados com valores arrecadados com o financiamento coletivo.

Todas as plataformas hospedam campanhas de destaque que, seja pela ideia genial ou pelo empenho e persistência, merecem ser espalhadas pelo mundo todo para serem usadas de exemplo.

Pebble Time

O recorde mundial de arrecadação via financiamento coletivo foi SmartWatch Pebble Time. A campanha, lançada pela plataforma Kickstarter, arrecadou mais de 20 milhões de dólares – com uma meta inicial de 500 mil dólares.

O SmartWatch, que está disponível em 3 cores diferentes, é um relógio de pulso que, ao ser conectado com um smartphone, exibe em seu visor todas as notificações e informações disponíveis no celular – identificador de chamadas, alertas de novos e-mails, mensagens de Facebook e outras redes sociais, alertas de compromissos em sua agenda, previsão do tempo, alarme, timer, cronômetro e até distâncias percorridas e velocidade, obtidas via GPS.

Bluelux

O adaptador universal que transforma suas lâmpadas comuns em lâmpadas inteligentes. Bluelux conecta as lâmpadas da sua casa ao seu smartphone e com um aplicativo, você sabe quais lâmpadas estão acesas ou apagadas e controla a iluminação dos ambientes à distância. Dentro do app também possui um recurso especial – chamado de Timeflow – que irá ajustar automaticamente o brilho de cada ambiente, ao longo do dia e da noite. Você define como você quer sua iluminação uma vez, e ela passa a ser assim todos os dias.

A campanha arrecadou 28 mil reais, 186% da sua meta inicial e as recompensas eram como a pré-venda do produto, oferecido a partir de 135 reais.

bluelux

Aguawell Light

Ao se deparar com a crise hídrica cada vez mais grave que atingiu o Brasil, Flavia Jensen teve a ideia de comercializar um produto que facilitasse a economia de água durante o banho para ser reusada em outras atividades cotidianas. Com mais de 30 mil reais arrecadados surgiu o Aguawell Light – um coletor de água limpa para chuveiros com capacidade de coleta de 6 litros de água.

Devido a seu formato compacto, o produto é fácil de ser utilizado e armazenado. Completamente fechado, não tem risco de cair shampoo, ou sabonete, contaminando a água e, além disso, contém uma tampa anti-insetos que previne doenças como a dengue.

Coolest Cooler

Esse é um dos projetos mais geniais do crowdfunding – uma ideia muito simples, mas que nunca havia sido pensada antes. O Coolest Cooler é um refrigerador portátil que, além da sua função óbvia de refrigerar bebidas e alimentos, possui um liquidificador e seu suporte para criar coquetéis, abridor de garrafas, compartimentos para pratos e talheres, alto-falantes a prova d’água que podem ser conectados via bluetooth com qualquer aparelho, fonte de energia com entrada USB, luzes de LED para usá-lo durante a noite, e tudo isso com um design inovador.

Foram arrecadados mais de 13 milhões de dólares, através da plataforma Kickstarter, para a viabilização do produto que une todas as coisas que você precisa para uma festa, churrasco, pique-nique, etc.

Mecânica em Miniatura

Para os engenheiros de plantão: o projeto Mecânica em Miniatura envolvia modelos em escala 1/6 dos principais sistemas da engenharia automotiva. São sete kits disponíveis: Bloco inferior, Cabeçote, Transmissão, Suspensão dianteira, Suspensão traseira, Direção e Freios. Juntos, os kits formam um modelo genérico de carro na escala 1:6. A campanha arrecadou 198% de sua meta inicial!

Aplicativo para mães

A mãe de primeira viagem Gabriela, que durante muito tempo pesquisou informações sobre gravidez e maternidade, resolveu juntar todos os dados importantes para qualquer mãe em um único aplicativo. Segundo a criadora, o celular está em nossas mãos 90% do tempo e seria o jeito perfeito de ter as informações ao alcance a qualquer hora.

O projeto arrecadou 15 mil reais, ultrapassando a meta inicial, com a ajuda de 85 apoiadores.

2 Comentários

  1. Ezequiel Evaristo da Fonseca

    Prezados (as)

    Boa tarde!

    Tenho uma invenção com depósito de patente. Gostaria de solicitar recursos para desenvolvimento do protótipo. A patente é solicitada juntamente com a FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais) que é responsável pelo processo de patente e eu tenho a missão de inserir a tecnologia no mercado. A invenção refere-se a uma tecnologia para evitar morte e lesões em motociclista. Sendo totalmente inovadora, a tecnologia protege todo o corpo da motociclista e é tão fácil de usar quanto o capacete.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Responder
    1. Lisane Andrade

      Que legal, Ezequiel!

      Financiamento coletivo é uma ótima forma de arrecadar recursos para o seu projeto.

      Vamos lançar uma campanha? Podemos ajudá-lo neste processo?

      Abs,
      Lisane Andrade

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *