6 Dicas para campanhas de crowdfunding de ONGs arrecadarem mais

Tempo de leitura: 6 minutos

Crowdfunding emergiu rapidamente como uma opção viável para instituições de caridade e organizações não governamentais que procuram alavancar o poder da internet e a viralidade que vem junto com ele. Isto porque, com crowdfunding, não há burocracia e a ONG pode arrecadar doações antes do período de maturação de 2 anos exigido pelo Governo. No entanto, ser bem sucedido com crowdfunding não é tão simples. Não basta lançar uma campanha de crowdfunding e ver o dinheiro entrar. Se você quiser ver resultados, precisa entender como iniciar sua campanha e divulgá-la para o mercado.

O legal sobre campanhas para organizações não governamentais é que crowdfunding foi projetado para generosidade e caridade. As pessoas preferem doar para uma organização que instigue mudanças positivas do que a uma empresa que simplesmente procure aumentar lucros.

Exemplos de campanhas de organizações não governamentais
Exemplos de campanhas de crowdfunding de ONGs

Isso significa que, desde o início, a sua ONG tem uma vantagem. No entanto, não confunda esta vantagem com um passe grátis. Você ainda precisa trabalhar arduamente para tornar a sua campanha crowdfunding um sucesso. Veja algumas de dicas úteis para orientá-lo ao longo do caminho.

Quero criar campanha de crowdfunding

Estude outras campanhas de crowdfunding de ONGs

A melhor coisa que você pode fazer é estudar outras campanhas bem sucedidas. Você extrairá várias lições valiosas. Veja algumas campanhas do Santuário Animal, Paraíso dos Focinhos e Médicos Sem Fronteiras. As tendências estão sempre evoluindo e as melhores práticas frequentemente mudam, então esta é uma boa maneira de estar atualizado.

Ao todo, MSF já lançou 6 campanhas na Kickante:

  • 1ª campanha, em 2013: R$ 42 mil
  • 3ª campanha, em 2014: R$ 143 mil recorde nacional de cf, na época
  • 6ª campanha, em 2016: R$ 270 mil

Da primeira à sexta campanha, eles conseguiram arrecadar 642% a mais!!

Algumas campanhas de Médicos Sem Fronteiras:

campanhas de crowdfunding de Médicos Sem Fronteiras
Campanhas de crowdfunding de Médicos Sem Fronteiras

Defina uma meta de arrecadação realista

A definição de meta é um aspecto extremamente importante de campanhas de crowdfunding bem sucedidas. Se você estudar os elementos que separam campanhas bem sucedidas de “fracassos”, verá que um dos denominadores comuns é ter uma meta realista. Raramente será bem sucedida uma campanha de crowdfunding sem uma meta realista.

Valores muito altos podem afastar os contribuidores que podem pensar que seus 20 ou 50 reais não farão diferença. Mas, se colocar uma meta realista e explicar como utilizará o valor arrecadado, as pessoas se sentirão mais confiáveis e dispostas a contribuir.

E mais, metas realistas também manterão você instigado em alcançá-las, pois sabe que será mais fácil e rápido chegar ao valor total. Principalmente para campanhas Tudo ou Nada, em que o criador só recebe o valor arrecadado se bater ou ultrapassar a meta estipulada.

“Um dos maiores erros que tenho visto em campanhas de crowdfunding de organizações não governamentais é estabelecer uma meta de arrecadação de fundos irreal”, disse o empresário Ben Lamson . “As organizações não governamentais assumem que os contribuidores aleatórios irão tropeçar em sua campanha e doar. A realidade é que não compramos filantropia.” Compreenda as limitações de sua ONG e defina suas metas de acordo.

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Veja a tabela a seguir sobre como calcular a meta de sua campanha:

Tabela sobre o cálculo da meta da campanha de crowdfunding
Tabela sobre o cálculo da meta da campanha de crowdfunding

Onda de boas ações

Há um fenômeno psicológico interessante em jogo quando se trata de doar dinheiro. As pessoas estão muito mais dispostas a doar quando vêem que outros estão fazendo o mesmo. A razão é que as pessoas tendem a colocar mais valor na aprovação de outros. Se alguém estiver fazendo algo, ele deve ser “correto” ou “apropriado”.

A fim de acelerar a sua campanha de crowdfunding desde o início, comente com pessoas e comunidades que você sabe que doaram para a sua campanha. Então, uma vez iniciada a campanha, essas contribuições iniciais podem ser usadas ​​como prova social de que sua campanha está ganhando força.

Valor emocional conecta as pessoas

Como mencionado anteriormente, parte da razão pela qual instituições de caridade e organizações não governamentais arrecadam bem via crowdfunding é que as pessoas preferem doar para boas causas. Você deve usar isso para sua vantagem. Crie uma proposta de valor emocional que se conecta com seu público-alvo.

O contribuidor precisa sentir satisfação emocional, precisa entender como o dinheiro doado contribuirá para um mundo melhor (ou ele, infelizmente, não se conectará com o propósito de sua campanha e não doará).

Imagem de valor emocional da campanha Dá Pé Reflorestar o Brasil
Imagem de valor emocional da campanha Dá Pé Reflorestar o Brasil

Defina os níveis de doação

Na Kickante, você pode definir camadas de doação e então recompensar os doadores com base no tamanho de suas contribuições. Seja estratégico com a forma como você define níveis. A ideia é sempre encorajar as pessoas a subir para o nível acima, tornando a recompensa um pouco mais sedutora.

Por exemplo, você pode enviar aos doadores um certificado se eles contribuírem com R$ 20, mas um certificado e um calendário se eles doarem R$ 30. Por apenas R$ 10 a mais, muitos avançarão para o próximo nível. Há muita estratégia psicológica por trás disso, então não se esqueça de estudar bem antes de decidir sobre uma abordagem específica.

Veja o exemplo das recompensas da campanha Fixando Raízes WimBelemDon!:

recompensas da campanha Fixando Raízes WimBelemDon!
Recompensas da campanha Fixando Raízes WimBelemDon!

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Use o poder de mídia social e marketing de conteúdo

O sucesso do crowdfunding está enraizado no fato de que não há a barreira geográfica. Ao contrário de um evento de arrecadação de fundos realizado na sede de sua ONG, você não está limitado por aqueles em sua vizinhança geográfica. Graças à internet – e às mídias sociais em particular – sua campanha pode se espalhar e receber doações dos mais diversos locais do Brasil e também do exterior.

Exemplo de post do facebook do Cabelegria
Exemplo de post do facebook do Cabelegria

Faça da sua campanha crowdfunding um sucesso

Como você pôde perceber, muitos fatores são responsáveis pelo lançamento de uma campanha de crowdfunding bem sucedida. Embora possa parecer fácil olhar outras campanhas e se inspirar, você só saberá como agir quando sua campanha estiver no ar. Por isso, não perca tempo. Crie logo a campanha de arrecadação de sua organização e receba doações de pessoas que você nem imagina!

A Kickante enviará para você um plano de marketing diário com todas as recomendações de divulgação de sua campanha. E nosso atendimento estará com você a todo o momento: antes, durante e após finalizar a sua campanha 😉

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baseado no texto: http://www.business2community.com/brandviews/relevance/6-helpful-tips-nonprofits-create-viral-crowdfunding-campaigns-01545577#mmUIS3LfzWP4761A.99

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