4 dicas para captação de recursos de financiamento coletivo nas redes sociais

Tempo de leitura: 3 minutos

Temos em mãos grandes ferramentas de captação de recursos de financiamento coletivo que são as redes sociais. As empresas e ONGs reconhecem a importância de manter um bom relacionamento com seus doadores e consumidores, e cada vez mais migram para o ambiente digital para reforçar sua mensagem e arrecadar fundos. É essencial que você siga essas etapas no planejamento de redes sociais para sua campanha ser bem sucedida.

4 dicas para captação de recursos de financiamento coletivo nas redes sociais

1 – Conheça o seu público

Esta etapa é muito importante quando estamos falando de captação de recursos. É onde você vai definir suas estratégias de comunicação, então esteja atento a todos os detalhes. Veja o que seu público compartilha, curte e comenta nas redes sociais. Veja que tipo de assunto gostam, veja com que causas estão ligados, e formule a melhor forma de expor sua ideia. Isso será decisivo para formular sua estratégia para arrecadar fundos.

4 dicas para captação de recursos de financiamento coletivo nas redes sociais

 

2 – Apelo da campanha de financiamento coletivo

O apelo é o motivo da campanha e como você vai falar. Vai investir em humor, curiosidade, indignação, emoção? Esses são os temas que ajudam no engajamento das campanhas de captação de recursos. Depois de reconhecer o público e as redes sociais onde frequentam (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram), você vai saber qual a melhor forma de ter a atenção deles. Deixe todo mundo sabendo que você está em uma campanha de crowdfunding, afinal, alcance é uma das palavras chave para o sucesso na captação de recursos.

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3 – Planejamento de conteúdo nas redes sociais

Tenha um plano para campanha e defina quais redes sociais você vai estar presente. Tenha em mente: postagens diárias são essenciais para captação de recursos nas redes sociais, a frequência das postagens aumenta a chance de você impactar as pessoas. Pesquisas dizem que as pessoas precisam ser impactadas por uma mensagem pelo menos sete vezes para que de fato doem.

BÔNUS: Mas atenção! Não adianta criar uma página nova para seu projeto e postar apenas nesta nova página com 30 pessoas seguindo, enquanto na sua página pessoal você tem 300 amigos virtuais. Quando pensar em divulgação, pense em repetição mas também DISTRIBUIÇÃO. Quanto maior o público sendo impactado, maior a chance de encontrar neles as pessoas que não só gostam do que está oferecendo, mas que também se encontram no momento certo para contribuir com o seu Kickante.

4 – Seja digital e entenda as redes sociais

Twitter: Use hashtags para encontrar e ser encontrado no “search” (barra de pesquisa)

captação de recursosBusque pelo tema da sua campanha e assuntos relacionados assim vai encontrar blogs e influenciadores que podem ajudar na divulgação.

captação de recursos

Poste diariamente, mas cultive bem o público, não fale só de campanha. Interaja e agradeça os colaboradores sempre!captação de recursosFacebook: Publique fotos legais, invista em humor e curiosidade. Abra seu coração e emocione as pessoas com um bom texto. Mencione pessoas e páginas relacionadas e publique em grupos ligados à sua causa.

captação de recursos
Instagram: Fotos devem ser publicadas diariamente. Gaste um pouco mais de tempo nas edições e filtros das fotos para que elas fiquem atraentes. Adicione hashtags que as pessoas possam buscar e encontrar sua campanha.

captação de recursos

Youtube: Faça vídeos mostrando os bastidores, recompensas, deixe a pessoa se sentindo dentro do projeto.

captação de recursos

Observe que tipo de conteúdo o seu público interage mais. Fotos, textos, vídeos, GIFs, links, seja qual for, invista! A repetição é chave importante para captação de recursos nas redes sociais.

Monitore a campanha. Veja o feedback das pessoas, observe o que você pode melhorar, como pode comunicar melhor para que a mensagem seja mais eficaz. Analise campanhas de crowdfunding que fizeram sucesso, observe que tipo de comunicação está sendo usada e o que você pode aprender com isso.

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