Crowdfunding: Sugestões de Recompensas que Funcionam

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sugestões de recompensas de crowdfunding.

Criadores de campanhas de crowdfunding de sucesso dedicam muito tempo pensando em suas recompensas. Veja aqui o vídeo da nossa CEO e co-fundadora Candice Pascoal sobre o tema, explicando como criar recompensas de valor simbólico, atribuído ou real:

​​Quero criar Campanha!

Algumas sugestões de recompensas para crowdfunding:

Recompensas para Contribuições menores:

Ofereça recompensas simples e personalizadas, generosas e criativas, que não lhe farão gastar nada além do seu tempo. Algo que crie uma conexão pessoal com o contribuidor, e os faz se sentir ligado ao seu projeto ou orgulhoso de postar nas suas redes sociais que faz parte do seu sonho.

Agradecimento em  redes sociais. Aqui vale se você tiver uma base de fã do seu projeto, ou de você mesmo (celebridades). Veja aqui quantas pessoas colaboraram para ser amiga virtual da Maurren Maggi:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding da Maurren Maggi

Recompensas para Contribuições que são um pouco maiores:

Aqui, você pode oferecer o produto final com um bom desconto, um vídeo de agradecimento, uma clínica onde ensina o que faz, ou até mesmo créditos no produto final. Veja aqui o que a campanha de crowdfunding Ajude a nova aventura do Aú a virar realidade ofereceu:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding do Aú

E aqui o que a campanha de crowdfunding Calendário Médicos sem Fronteiras – 2014 ofereceu:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding do Médicos Sem Fronteiras.

E ainda aqui o que a campanha Brasil Gigante oferece:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding do Brasil Gigante.

Recompensas para Contribuições maiores:

Aqui, lembre-se que o contribuidor foi muito generoso com você e está na hora de retribuir a atenção. Ofereça uma experiência personalizada com você, reconhecimento permanente em seu projeto completo ou até mesmo um convite para uma festa pós-projeto, dedicada apenas aos seus maiores contribuidores. Tem pessoas que gostariam de ser CEO por um dia na sua empresa ou participar do seu processo criativo ou fazer parte do seu filme, CD, livro! Eternize a experiência oferecendo recompensas que o dinheiro simplesmente não pode comprar nas lojas ou shopping!

​​Quero criar Campanha!

Veja aqui que recompensa legal oferecida na campanha Rita Lee Mora ao Lado com Mel Lisboa, com um pacote super generoso incluindo jantar com celebridades:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding da Rita Lee

E esta super popular oferecida pela campanha Piracicaba nos tempos da Ditadura:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding Piracicaba, 1964

Ou ainda, blusa autografada por uma celebridade, nesta campanha de crowdfunding da Maurren Maggi:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding da Maurren Maggi

Valor das Recompensas

Esteja certo de que suas recompensas fazem sentido financeiramente para você e seu contribuidor.

1. Tem que ser generoso e criativo com o contribuidor.

2. Tem que ser executável e pagável pelo criador. 

​​Quero criar Campanha!

Muitas vezes, a sua recompensa será o produto final, então ofereça descontos sobre quanto esse produto custaria no mercado, e deixe isso bem claro no texto e box de recompensa da sua campanha! Por exemplo:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding para Pré-Venda

E se certifique de deixar claro se o frete faz parte do valor ou não.

Seja criativo!

Se assegure de que você tem algumas recompensas impactantes.

Veja abaixo esta campanha Ajude a preservar as Onças Pintadas!, oferecendo ursinho de pelúcia, camisetas, jóias, bonés e até mesmo um molde da pata das onças pintadas do Brasil.

Recompensa da Campanha de Crowdfunding Onçafari

Ou esta campanha Mantenha a CIA de Ballet dos Cegos aberta!, oferecendo uma apresentação na sua empresa com bailarinos cegos, a única escola de dança neste estilo no mundo:

Recompensa da Campanha de Crowdfunding Mantenha a CIA de Ballet dos Cegos aberta!

Crie recompensas especiais, e retribua estas altas contribuições com experiências verdadeiramente únicas. Maiores contribuições individuais permitem que as metas de campanha sejam atingidas mais rapidamente. Sempre pense: eu kickaria nesta recompensa? Está generosa o bastante?

Dúvidas? Fale conosco! Te ajudaremos com dicas e apoiaremos a criação da sua campanha!

E lembre-se sempre: generosidade + criatividade = você compraria?

Vamos kickar!

​​Quero criar Campanha!

3 Comentários


  1. A idéia que eu tenho é dar o livro que conta a história do Rio Que Morreu Afogado, que disperta a consciência dos mais novos para essa triste realidade que vivemos, seca e lagos vazios por falta de projeto simples que o livro expôe.

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    1. Lisane Andrade

      Oi, José!

      Você já tem uma campanha conosco? Sim, dar o livro como recompensa é uma ótima ideia! As pessoas gostam de receber a obra em primeira mão, como pré-venda.

      Responder

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